sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia Da Consciência Negra!


Hoje dia 20 de Novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Mas você sabe o motivo de escolha dessa data?
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
Outro motivo para a escolha dessa data foi o fato de que no Brasil o fim da escravidão é comemorado em 13 de maio. Nesse dia, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil. Porém, comemorar o fim da escravidão em uma data em que uma pessoa branca e pertencente à família real portuguesa, a principal responsável pela escravidão no Brasil, assinou uma lei pondo fim ao cativeiro faz parecer que a abolição foi feita pelos próprios escravistas. Faz com que a abolição fosse apresentada como um favor dos brancos aos negros.
A escolha do dia 20 de novembro serviu, dessa forma, para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios escravos, que em nenhum momento durante o período colonial e imperial deixaram de lutar contra a escravidão.

Mas agora chega de Historia, O Dia Da Consciência negra significa muitas coisas, Hoje na escola a professora de filosofia, que inclusive participou  da Marcha Das Mulheres Negras http://www.marchadasmulheresnegras.com/ que aconteceu agora dia 18 de Novembro. Falou da sua experiencia nesse dia tão especial para as Mulheres Negras do Brasil. 
E eu não poderia deixar essas datas tão importantes para nós, passar em branco aqui o Blog, Negros e Negras somos lindos e lindas, a nossa raiz e descendentes, são trabalhadores, sofredores, foram ridicularizados, escravizados, abusados, etc. E tudo isso melhorou mas não acabou, não podemos ficar de braços cruzados esperando que aconteça algo que em um estalar de dedos o pensamento e as ações primitivas e raciais mudem. NÃO PODEMOS NOS CALAR, RECUAR, NÃO SOMOS MELHORES E NEM PIORES QUE OS BRANCOS, NÃO QUEREMOS SER MELHOR QUE NINGUÉM QUEREMOS SER IGUAIS, TER DIREITOS IGUAIS, TRABALHAR COM DIREITOS IGUAIS E SERMOS RESPEITADOS.
Ter consciência de ser Negra esta muito mas além do que ser da cor preta, está ligado em aceitar quem você é, o seu cabelo cacheado, a sua boca carnuda, o seu nariz grande,etc. todos os seus traços, historias de escravos e o sangue deles correndo nas suas veias.
‪#‎DiaInternacionalDaConsciênciaNegra‬










Nenhum comentário:

Postar um comentário