sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

9 Redes Sociais e Apps para Apaixonados por Livros e Escritores

Você por  é uma ou um amante de livros? Tanto ler como escrever? Então se liga nesse post que você vai amar.

Com o objetivo de aumentar o relacionamento entre pessoas com gostos em comum, as redes sociais de leitores e escritores têm apresentado recursos cada vez mais sofisticados. Os usuários podem encontrar serviços que vão desde a troca de textos online, até o intercâmbio de livros físicos e recursos para organizar uma moderna estante virtual. Confira algumas das mais famosas redes sociais literárias.

  • 1 Livreto:.
A interface do Livreto destaca as capas de livros e seus autores, exibindo informações variadas sobre ambos. No entanto, o usuário encontra recursos em um sistema de botões em abas pouco intuitivo, enquanto as imagens cadastradas podem apresentar problemas de resolução e enquadramento.



A rede social permite que usuários troquem mensagens e visualizem suas estantes virtuais, ao mesmo tempo em que as publicações podem ser compartilhadas no Facebook, Twitter e Google+.
O Livreto ainda conta com um sistema de buscas que facilita a procura de obras para adicionar ao perfil, e também oferece ferramentas para registrar novos livros ao seu banco de dados. No entanto, muitas de suas páginas de autores e de livros estão com informações e sinopses incompletas.
  • 2 Widbook
Widbook é uma rede social de ebooks brasileira com plataforma Android,iOS e Web. Permite ao usuário não só descobrir milhares de novos livros e escritores talentosos, como publicar seus próprios livros eletrônicos de forma gratuita.



Widbook, como outras plataformas de ebooks, coloca na primeira página os destaques do momento e diversos livros separados em categorias para escolher, como staff, popular e novos, além dos autores mais lidos e seguidos.
Qualquer usuário pode ler quantos ebooks quiser gratuitamente, seguir seus escritores favoritos e interagir com a comunidade. Da mesma forma, poderá alimentar seu perfil com suas leituras preferidas e informações sobre você (como usuário).
Afinal, Widbook permite a publicação de livros por capítulo, tornando ainda mais importante a interação entre autor e leitores. Assim, o escritor pode sentir a recepção de seu público e adaptar o livro conforme as demandas dos fãs.
Outra vantagem de Widbook é que suas funcionalidades são completas tanto na versão web, quanto para iOS ou Android. Portanto, você pode, independentemente da plataforma, gerir seu perfil, ler, favoritar livros e interagir com outros usuários do mundo inteiro. A única função exclusiva da versão para PC é o upload de ebooks.
  •  3 Orelha de Livro:

As redes sociais, em geral, se preocupam apenas com interação social. No Facebook e no Orkut você pode manter contato com amigos e conhecer pessoas. Mas, que tal uma rede mais cultural? Um local onde o usuário possa falar de livros.


Então, saiba que na Shelfari é simples criar um perfil e interagir com outros usuários. Basta clicar em “join now” e preencher o cadastro. Com o perfil pronto, você vai encontrar diversas opções. Em “My Shelf” é possível visualizar os livros que estão em sua prateleira virtual, em “My Groups” você poderá ver os seus grupos de discussão e em “My Friends” os seus contatos.
Busque seus livros favoritos e coloque na sua estante clicando em “Add to my shelf”. É uma maneira de indicar aos seus colegas o tipo de leitura que você gosta. Além disso, na comunidade o usuário terá acesso aos lançamentos e críticas sobre as obras. Entre nessa rede literária e aproveite para adquirir muita cultura.
  • 5 Scribe:

Embora esteja em versão beta, o Scribe tem cara e recursos de produto final. Com visual minimalista, com ícones bonitos e menus bem posicionados, ele oferece uma ótima experiência de uso. Dominar a ferramenta é uma questão de minutos, ainda mais porque ela está em português.



A plataforma aceita login via Facebook, Twitter ou cadastrando e-mail e senha, o que garante rápido acesso. Os três canais funcionam perfeitamente, apesar da foto de perfil das redes sociais não carregar automaticamente. Da mesma forma, informações como gênero e país também não são atualizadas, mas isso não compromete o funcionamento da aplicação.
No que realmente importa o Scribe é ótimo. Na parte de publicação de textos, não há limite de caracteres, é possível adicionar links externos e fotos, dá para salvar o post para escrever depois e ainda formatar com negrito e itálico. O usuário também pode inserir subtítulo e foto de capa a cada novo conto, crônica, poema ou o que quer que esteja criando.
Como autor, merece destaque o recurso de estatísticas de visualizações, disponível gratuitamente de forma integral. Também é legal a possibilidade de definir o idioma em cada nova publicação, permitindo direcionar os textos a públicos diferentes.
Já como leitor é possível encontrar conteúdos por gênero literário, tags e mais populares. Há um ranking de escritores - geral, semanal ou mensal - através do qual é igualmente fácil encontrar novos textos interessantes. O usuário pode seguir os autores que mais gostar, fazendo com que suas atualizações sejam exibidas na linha do tempo, de forma semelhante a do Facebook.
  • 6 Soobs:
Em um visual agradável e muito intuitivo, o Skoob é uma rede social de leitores com recursos ótimos recursos para montar acervos virtuais com livros lidos ou desejados. Os usuários também podem classificar as leituras, escrever resenhas, reunir-se em grupos de discussão e participar de um eficiente sistema de trocas de livros.


Além disso, o Skoob ainda pode ser vinculado a uma conta de Facebook, facilitando a integração entre os contatos e a publicação novidades sobre as obras obtidas, lidas ou avaliadas.
Com uma versão para web que exibe todos os indicadores e painéis através de botões e marcas de notificação, a versão mobile da rede social também oferece excelentes ferramentas.
O aplicativo facilita o registro de novos livros, podendo até escanear o código de barra de ISBN, enquanto torna mais prático o uso do painel de classificação e organização do acervo.
No entanto, o app do Skoob não oferece acesso a interface com os grupos de discussão da rede social e nem apresenta a compatibilidade entre usuários e o “Paginômetro”, indicador com o número total de páginas lidas pelo usuário.
O Skoob pode ser utilizado como uma estante virtual com tudo que foi lido ou uma ferramenta para programar metas de leitura. Da mesma forma, os usuários também podem trocar livros pela plataforma, encontrar informações sobre autores e suas obras ou classificar e resenhar suas experiências de leitura.
  • 7 Mocellas:

Movellas é um aplicativo para criar e ler histórias que funciona como rede social. Com ele, o usuário pode interagir com autores e usuários que gostam do mesmo gênero literário.

O programa é simples de usar. Basta selecionar o que deseja ler para que o app leve você a página com o título, nome do autor, sinopse e foto do livro. Você poderá ver e fazer comentários, curtir, favoritar e saber quantas pessoas já leram a obra. Também é possível ser avisado sempre que um novo capítulo for publicado em algum livro da sua lista de favoritos.
Para ler uma história, aperte o botão “read” (ler, em português). Serão exibidas duas opções para facilitar a leitura: tamanho da letra e o fundo preto ou branco. Além disso, você pode escolher qual capítulo deseja ler no momento. Caso você queira escrever uma história, sincronize a sua conta do Facebook para fazer o cadastro. Depois disso, solte a imaginação e mãos à obra!
O programa mostra uma página inicial com histórias populares, em destaque e as mais recentes. Além disso, o usuário também pode escolher um dos gêneros literários disponíveis no app, como aventura, fantasia, humor e romance. Uma curiosidade oferecida pela aplicação é o “Fan fiction”, um estilo de narrativa que coloca como protagonista da história o seu ídolo.
Faça já o download do Movellas e aproveite para criar ou ler histórias do seu gênero literário favorito!
  • 8 Wattpad:

O Wattpad é um app com um design objetivo e bastante atraente, que além de permitir o acesso a milhares de livros é fácil de utilizar e possui muitos de seus comandos distribuídos de maneira agradável e intuitiva.
No entanto, a alternativa para alterar a língua das obras e do aplicativo não é fácil de encontrar e alguns dos seus serviços mais úteis, como a busca por contatos e o envio de convites a amigos, estão escondidos em “Settings”.
Reunindo um acervo enorme de livros de autores clássicos, escritores recentes e até mesmo de usuários, o Wattpad oferece suporte a múltiplos idiomas e tem uma série de recursos similares aos de redes sociais.
Porém, algumas obras disponibilizadas não possuem todo o seu conteúdo original e o aplicativo não conta com a praticidade de disponibilizar o acesso a livros armazenados em sua biblioteca enquanto o aparelho estiver desconectado.
  • 9 LivraLivro:

Totalmente traduzida para o português, o usuário pode cadastrar-se na plataforma ao registra uma conta de e-mail e senha ou fazer uma vinculação expressa com uma conta de Facebook ou Twitter.
Em uma interface com botões de configuração e acesso à painéis informativos, o LivraLivro tem comandos intuitivos e práticos, destacando também sua ferramenta de busca por autores e suas obras.

Os usuários ainda podem classificar os livros adicionados a sua estante virtual, registrar novas obras, classificar leituras e escrever suas opiniões e enviar mensagens para contatos. Com recursos para compartilhas publicações no Facebook, Google+ e Twitter, a rede social também oferece um excelente painel colaborativo com sugestões de leitura.
No entanto, a melhor ferramenta do LivraLivro ainda é o seu sistema de troca de livros entre os usuários. Através de um sofisticado esquema de cadastro e endereçamento, os participantes recebem pontos com livros doados, aumentando a classificação de prioridade no ranking de recebimento de livros marcados como “Procuro”.
Espero que tenham gostado e comentem aqui em baixo se você já conhecia algum desses que citei e se tiver outros sites deixa aqui também ah! e não se esqueça de deixa o link do seu livro que eu vou amar ler.
Beijos da Sa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário